PREVISÃO DO TEMPO

Você gostou do Blog?

sexta-feira, 29 de abril de 2011

MOVIMENTOS DA TERRA

Você já notou que, ao longo do ano, sempre na mesma hora, em um mesmo lugar, por exemplo, às 19:00, pode haver iluminação natural ou não? Que o tamanho de sua sombra às 12:00 aumenta ou diminui ao longo do ano? Que o ângulo que o Sol faz sobre o seu quarto também se altera com o decorrer do ano?

Por que esses fatos ocorrem? Bem queridos e ilustres visitantes do Impactogeo, tais fatos tem uma explicação que muitas vezes você percebe, mas não sabe como funciona, que são os movimentos realizados pela Terra.

Em nosso estudo específico, iremos destacar apenas aqueles que têm influência direta em nosso cotidiano ok! Venha comigo nessa grandiosa viagem rumo ao conhecimento geográfico.


Rotação

É o movimento realizado pela Terra ao redor de seu eixo-polar, na direção (preste bem atenção nisso!) Oeste-Leste, levando precisamente 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos para ser completado, e que, arrendondamos para 24 horas.


Movimento de Rotação


Dinâmica da Rotação

Além de determinar a sucessão dos dias e das noites e dos fusos horários, esse movimento também influencia o mecanismo de circulação atmosférica, na dinâmica das correntes marinhas, no achatamento dos polos e na dilatação equatorial terrestre.

Caso não existisse o movimento de rotação, nosso planeta teria uma outra dinâmica climática, fato que iria reduzir drasticamente as nossas possibilidades de vida como conhecemos hoje. Não teríamos os dias e as noites, e um lado da Terra, exposto ao Sol, ficariam com temperaturas muito elevadas, e o outro, com temperaturas muito baixas.


Da Terra, temos a impressão de que o Sol "aparece" todos os dias em lugares próximos ao Leste e "desaparece" em locais próximos ao Oeste de onde estamos. Essa impressão está relacionada ao "movimento aparente do Sol", que surge a partir do movimento de Rotação da Terra.

Na realidade é a Terra que está executando seu movimento de rotação, girando de Oeste para Leste (lembra que pedi atenção a você!), dando-nos a impressão de que é o Sol que está se movendo ao redor dela.


Movimento aparente do Sol





Translação

É o movimento executado pela Terra em torno do Sol. A trajetória desse movimento é elíptica, com o Sol em um dos focos da elipse.

Movimento de Translação


Estações do ano


Seu período de movimento é de 365 dias, 5 horas e 48 minutos, determinando a duração de nosso ano. Nossos calendários, no entanto marcam o ano com 365 dias, sendo que a diferença entre o tempo de translação e o do nosso calendário é eliminada a cada quatro anos, nos chamados anos bissextos, em que o ano, com a inclusão do dia 29 de Fevereiro, passa a ter 366 dias (observe que no número 366 aparece o número 6 duas vezes, sendo daí o BIssexto).

Entenda agora quais são as principais consequências do movimento de translação, sendo elas as estações do ano e a ocorrência dos Solstícios e dos Equinócios, além do afélio e periélio.

Importante salientar que esses fenômenos não são somente consequências da translação, mas também da inclinação apresentada pelo eixo de rotação da Terra em relação ao plano da eclíptica de sua órbita.

Inclinação do eixo de rotação terrestre

A dinâmica desses movimentos determinará em certas épocas do ano uma desigualdade em termos de incidência da luz solar no nosso planeta e um pequeno período de igualdade dessa incidência.

Os dias em que a Terra recebe igualmente luz e calor nos dois hemisférios são denominados Equinócios, cuja palavra tem origem no latim "equi", que significa noites e dias iguais. Isso ocorre nos dias 21 de março, marcando o início do Outono no hemisfério sul e da Primavera no hemisfério norte, e 23 de setembro, quando se invertem as estações em ambos os hemisférios. Nessas datas, o Sol encontra-se perpendicular (90°), ao meio-dia, sobre a linha do Equador. Os dias e noites duram exatamente 12 horas cada um, pois os dois hemisférios recebem a mesma insolação.




Equinócios


 A partir de 21 de março ocorre, devido à inclinação do eixo de rotação da Terra, uma desigualdade de luz e calor nos dois hemisférios, causando uma diferença na duração dos dias e das noites, sendo denominada de Solstícios.

No Hemisfério Sul, os dias se tornam mais curtos e as noites mais longas, chamado de Solstício de Inverno, até o ponto máximo de declinação do eixo de rotação, que corresponde a 21 de junho, data na qual se tem a maior diferença de duração entre dias e noites. Já no Hemisfério Norte, o dia se torna mais longo e a noite mais curta, determinando o Solstício de Verão.

Translação e Estações do Ano


Solstícios e Equinócios




De junho em diante, a Terra começa um "processo de correção" desse extremo de declive, em que o dia vai diminuindo e a noite aumentando no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul teremos dias mais longos e noites mais curtas. Em 23 de setembro, ocorre outro Equinócio (primavera e outono), vindo, após essa data, a maior incidência de raios solares para o Hemisfério Sul - Solstício de Verão -  e menor incidência no Hemisfério Norte - Solstício de Inverno. Isso ocorre no dia 21 de dezembro.


Solstícios 
desigualdades de luz e calor nos hemisférios


Solstício de Verão no Norte e de Inverno no Sul
Junho


Solstício de Verão no Sul e de Inverno no Norte 
Dezembro


Importante mencionar que  quando ocorre o Solstício, o Sol atinge o zênite, isso é, o ponto situado na esfera celeste na vertical acima de um observador. Quando ocorre tal fenômeno, sempre entre os trópicos, os raios solares atingem perpendicularmente a superfície terrestre: em junho o Zênite está no Trópico de Câncer e, em dezembro, no Trópico de Capricórnio.


Zênite



O movimento de Translação da Terra também e responsável pela formação do Afélio e do Periélio terrestre.

Afélio e Periélio

O Afélio da Terra, ponto da órbita mais afastado em relação ao Sol, ocorre no dia 21 de junho de cada ano, tendo aproximadamente 152,1 milhões de quilômetros. Já o Periélio terrestre, ponto da órbita mais próximo do Sol, com 147 milhões de quilômetros, ocorre próximo do dia 1° de janeiro. Quanto às velocidades de translação, no afélio a Terra tem sua velocidade diminuída, enquanto no periélio teremos a maior velocidade de toda órbita.

A Geografia é tão magnifíca que ao mesmo tempo que estudamos o nosso planeta Terra e seus movimentos, estudamos também a Física. Você deve ter questionado: "como saber a distância de Afélio e Periélio?". Simples, todos sabemos que na Física destacou-se Johannes Kepler, astrônomo, matemático e astrólogo, que desenvolveu as três leis da mecânica celeste, conhecidas como Leis de Kepler. Daí surgiram os cálculos do afélio e do periélio, além dos cálculos da velocidade de cada um dos pontos da órbita terrestre.




Importante salientar a relação existente entre os movimentos de rotação e translação e a dinâmica climática da Terra, sobretudo no que diz respeito à insolação e à determinação das zonas térmicas (Observe as imagens abaixo).

Zonas Climáticas da Terra



Zonas climática e climas

Espero ter despertado ainda mais curiosidades em todos vocês e claro, ter conseguido repassar o conhecimento acerca do tema, que influencia em muitos momentos de nossas vidas... Vocês perceberão que esse tema que acabamos de estudar vai ser necessário em outros posteriores ok... Por isso bastante atenção!!!

Por hoje é só, mas logo mais em outro post trarei questões referentes a este tema, bastante cobrado em exames vestibularese concursos...

Desde já, desejo a todos um excelente final de semana, pois hoje é sexta-feira, dia de descanso para muitos depois de uma semana recheada de muito trabalho...

Abraço do prof. Joka a todos e até o nosso próximo encontro aqui no Impactogeo!!

sábado, 23 de abril de 2011

ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA

Datação e classificação

O conhecimento do processo de desintegração radioativa dos elementos permitiu a datação das rochas. Para os tempos geológicos remotos, usa-se comumente o estudo da desintegração do isótopo de urânio de número atômico 238; para o tempos recentes (os últimos trinta mil anos), utiliza-se o isótopo de carbono de número atômico 14, conhecido como carbono-14, que ocorre em todo material de origem orgânica.

Tais métodos geraram uma radical revisão das noções sobre a escala geológica de tempo. Atualmente, aceita-se que a Terra, assim como o Sistema Solar, tenha cerca de 4,6 bilhões de anos. Analisados pelos métodos modernos de datação, os registros fósseis inspiraram uma classificação da história geológica do planeta, que a divide em ERAS, PERÍODOS e ÉPOCAS.





Estrutura interna da Terra

O modelo teórico predominante aceito sobre a origem da Terra, segundo o qual o planeta teria se formado pela agregação de poeira cósmica, aquecendo-se, depois, por meio de violentas reações químicas. Essa teoria da origem por agregação também se aplica à origem de Mercúrio, Vênus e Marte.

De acordo com esse modelo adotado, a estrutura interna da Terra é composta de três camadas dispostas de forma concêntrica: a crosta (superior e inferior), o manto e o núcleo (exterior e interior).

Ao estudarem as propagações das ondas sísmicas geradas pelos terremotos, como o que gerou a Tsunami que devastou o Japão, através dos sismógrafos, os pesquisadores observaram que até chegar à superfície, as ondas sofriam enormes variações, provando que o planeta possui estrutura interna heterogênea, ou seja, suas camadas apresentam densidades e temperaturas distintas.








Entre uma camada e outra registram-se bruscas alterações da velocidade de propagação das ondas, que assinalam a existência de descontinuidades.





A descontinuidade de Mohorovicic, localizada a profundidades que variam entre 30 e 70 Km, separa a crosta do manto. A descontinuidade de Wiechert-Gutemberg, a cerca de 2 900 km de profundidade, separa o manto do núcleo.  

O núcleo, distante milhares de quilômetros de qualquer possibilidade de observação, é a camada menos conhecida de nosso planeta, embora se saiba que é constituído de níquel e ferro. Acredita-se que o núcleo interno apresente temperatura similar à da superfície do Sol e que se encontre em estado sólido, devido às pressões imensas a que está submetido. O núcleo externo é líquido e o movimento de seus materiais é responsável pela formação do campo magnético da Terra.

O manto - ou artenosfera - é constituído por magma, material incandescente em estado pastoso, cujo movimento forma células de convecção, que geram atrito permanente entre a crosta. A pressão exercida pelo magma é responsável por pertubações geológicas na crosta, tais como terremotos e vulcanismo.

A camada inferior da crosta apresenta constituição formada por basalto, com predomínio dos elementos silício e magnésio (SIMA). Sob os oceanos, não há crosta superior, e a crosta inferior exibe profundidade de apenas 6 Km, por isso, as ilhas oceânicas são predominantemente basálticas. Já na camada superior da crosta, com espessura de 30 a 50 Km, predominam o silício e o alumínio (SIAL).

A crosta - ou litosfera - é uma camada descontínua formada por Placas Tectônicas delgadas e rígidas que flutuam sobre o magma. A dinâmica que ocorre entre o manto e a crosta recebe o nome de Tectonismo, sendo responsável pela atividade geológica incessante da superfície terrestre.


Placas Tectônicas



Placas e suas direções


Movimentos Tectônicos


O tema que acabamos de estudar nesse post sobre Geologia é muito importante para que possamos entender os vários acontecimentos que vêm ocorrendo no mundo, relacionados a terremotos, tsnumanis, surgimento de novos oceanos e ilhas....

Mostra mais uma vez que a Geografia interage com você todo dia, explicando os fenômenos que ocorrem e de certa forma, mostrando ao homem a maneira correta para se prevenir.

No próximo post trarei algumas questões referentes ao tema ok! Um abraço do prof. Joka para todos vocês!



quinta-feira, 21 de abril de 2011

DIVIRTA-SE

O GRANDE DESAFIO
DIREÇÃO: Denzel Washington   ANO: 2007



Aprender a pesquisar um tema, desenvolver sua capacidade de analisar uma questão, argumentar e expressar-se verbalmente para debates em equipe entre faculdades. A cada competição, um júri escolherá a equipe vencedor a. Puxa, um desafio e tanto!

Principalmente porque a faculdade é exclusivamente para estudantes negros e nunca havia formado uma equipe de debates para competir, de igual para igual, com universitários brancos de universidades consagradas dos Estados Unidos como Yale ou Harvard.

E é isso que o novo professor Melvin Tolson propõe aos alunos da Faculdade Wiley, numa cidade rural do Texas, em 1935. Nessa época, os debates universitários são institucionalizados e bastante concorridos. Tolson é voluntarioso, altivo e progressista, características que o levam a confrotar-se com pessoas de referência na comunidade.


Melvin Tolson

Melvin Tolson - Denzel Washington

O professor educa alunos receosos e inseguros, além de tentar reavivar neles o ânimo, o brio e a coragem. Para isso, ensina-lhes o sentido racista de palavras como "denegrir" e "linchamento" e, ao mesmo tempo, é rígido em disciplina.



A equipe de Waley se sai bem e passa a receber sucessivos convites para debates sobre temas controversos. Por exemplo: o seguro-desemprego é uma política de assistência social válida? ou, é apenas uma esmola do governo, um tapa-buraco eleitoreiro custeado com os impostos do cidadão, uma medida que pretende ocultar o desemprego? É justo e moralmente aceitável que as pessoas deflagrem um movimento pacífico de desobediência civil a uma lei que elas considerem injusta, mesmo que essa lei tenha sido aprovada por uma câmara de vereadores ou pelo Congresso Nacional?

É interessante relembrar que as políticas racistas nos Estados Unidos eram adotadas pelos governos dos estados, que têm maior autonomia em relação ao governo federal do que no Brasil. Elas vigoraram até décadas atrás, e o movimento político que definitivamente iria derrotá-las foi liderado pelo pastor Martin Luther King Júnior, na década de 1960.

Assim, é relevante notar a importância de que existisse uma faculdade só para negros já em 1935. O filme também ajuda a entender outro aspecto. Na clandestinidade, Tolson estava organizando os agricultores meeiros, brancos e negros, em um sindicato, para que se defendam da superexploração dos proprietários.

Além de dirigir o filme, Denzel Washington atua como o professor Tolson e contracena com o ator Forest Whitaker. Como sempre, seus filmes trazem mensagens que ficam marcadas no subconsciente de quem os assiste, ainda mais sendo essa bela narrativa do filme baseada em fatos reais. 


Belíssimo filme para curtir nessa semana santa... Uma lição de perseverança e liderança diante de uma sociedade altamente racista nos Estados Unidos.

Abraço a todos e até o próximo post com outras novidades do Impactogeo!!!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

GABARITO - QUESTÕES - CARTOGRAFIA

Boa tarde a todos vocês amigos do Impactogeo!!!

Como prometi no último post, aqui está o GABARITO das questões de Cartografia.


Mandem suas dúvidas, comentários, etc... Estou esperando! 

Até o próximo post com mais temas e mais questões direcionadas à sua preparação.

1) A

2) B

3) E

4) C

5) D

6) A

7) B

8) C

9) C

10) A

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Queridos amigos do Impactogeo, como havia prometido, trouxe a vocês algumas questões que abordam a temática da Cartografia, muito cobrada em exames vestibulares e concursos que envolvam conhecimentos gerais.

De início vocês têm as questões e no próximo post poderão conferir o gabarito ok!! E no caso de dúvidas quanto às respostas fornecidas pelo gabarito? Você irá deixar seu comentário (com nome) ou dúvida, que de imediato irei respondê-lo.

Bem amigos, sem muita conversa agora!!! Somente para encerrar, uma dica muito importante para aqueles que querem enfrentar o ENEM com tranquilidade, em relação à disciplina Geografia, é fazer e refazer esses simulados, pois através deles vocês conhecerão seus pontos fracos e descobrirão onde podem melhorar para superá-los ok! 

Um abraço do Prof. Joka a todos e espero que curtam esse primeiro post de questões simuladas.

Impactogeo deseja uma ótima semana a todos!!! Fiquem ligados pois amanhã (19/04) postarei o GABARITO dessas questões ok!


CARTOGRAFIA

1) (UCP) Observe a figura a seguir.

Zonas Climáticas da Terra


As Regiões ou Zonas Temperadas, em termos climáticos, são aquelas que estão situadas entre os trópicos e os círculos polares. Com relação às Zonas Temperadas da terra, é correto afirmar que

a) a Zona Temperada do Norte pode ser melhor caracterizada, porque é constituída, em sua maior parte, de terras emersas, enquanto, no sul, as terras emersas ocorrem apenas no extremo sul da África, parte da América do Sul e Oceania.

b) a Zona Temperada Norte está situada entre o trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Ártico, onde o clima temperado é caracterizado pela forte ocorrência de neve no inverno.

c) o clima Temperado Continental, entre as latitudes de 45º e 55º, aproximadamente, possui verões moderadamente quentes e os invernos são amenizados pelas correntes marítimas.

d) a vegetação predominante nos domínios do clima Temperado são os campos e as florestas intertropicais que, no inverno, costumam ficar cobertas pela neve.

e) as Zonas Temperadas da Terra possuem a vegetação original bastante preservada, tendo em vista a fraca ocupação humana nessas áreas em virtude dos rigores do clima.


2) (UDESC) Com relação aos fusos horários, assinale a alternativa incorreta.

a) Como o movimento de rotação é de oeste para leste, os lugares localizados a leste estão mais adiantados do que os lugares localizados a oeste do globo.

b) Fuso horário é o conjunto de 24 graus de longitude.

c) O Brasil possui três fusos horários, o primeiro é o oceânico.

d) O segundo fuso horário brasileiro é o que marca a hora oficial do Brasil.

e) O fuso horário inicial é o de zero grau de longitude, ou seja, a linha correspondente ao Meridiano de Greenwich.


3) (UDESC) Sobre o movimento de rotação, pode-se afirmar que:

I. consiste na volta que a terra dá em torno do seu próprio eixo (de si mesma) e é realizado de oeste para leste;

II. tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da luz solar por todo o Equador;

III. é responsável pela alternância entre os dias e as noites.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa II é verdadeira.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

4) (UFLA) Observe a imagem e a legenda abaixo:

Veículo equipado com GPS de bordo e um software com mapas, que indicam
a posição do veículo e o caminho a percorrer até um determinado ponto.


As afirmativas abaixo mantêm relação com a imagem e a legenda apresentadas, EXCETO:

a) Essas tecnologias associam-se aos satélites artificiais.
b) As informações sobre a localização do veículo são transferidas para um mapa digitalizado.
c) O GPS funciona somente no ambiente urbano, devido à presença de torres de telefonia.
d) Esse sistema de localização tem como princípio o uso das coordenadas geográficas.

5) (PUCRS)


Levando em consideração o horário, a posição do sol, a posição da sombra e a latitude, é possível concluir que o menino do desenho se encontra no Hemisfério _________, pois ___________________.

a) Norte – o sol encontra-se ao norte, posição permanente, nesse horário, nos equinócios
b) Sul – a sombra, nesse horário, está ao sul, local de entrada de luminosidade em todas as estações do ano
c) Norte – o sol encontra-se ao norte, lugar de entrada da luminosidade no verão
d) Sul – o sol encontra-se ao norte, lugar de entrada de maior luminosidade, em todas as estações do ano
e) Norte – a sombra encontra-se ao norte, lugar de entrada de maior luminosidade em todas as estações do ano

6) (UFAM) A novela da Rede Globo “Caminho das Índias”, mostrou na cena do dia 23 de maio, a seguinte situação: “Após ganhar alguns presentes e flores de Ramiro, Melissa fica muito desconfiada da atitude ‘bondosa’ e pega o carro dele para ver no GPS os lugares que o marido foi – assim, descobre que o presidente da Cadore estacionou o carro em frente ao prédio de Gaby tarde da noite”.

http://www.tudoagora.com.br/noticia/19231/Novelas-da-Globo-Caminho-das-Indias-Melissa-descobre-traicao-de-Ramiro-eagride-Gaby.html - Acesso em: 1 set. 2009

Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que estão corretas:

I. O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System.

II. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distâncias de um ponto para outro, em linha reta.

III. O GPS é um instrumento de orientação utilizado apenas em automóveis importados.

IV. O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicação obteve sucesso.

V. GPS é um sistema que se baseia na utilização de mapas e cartas milimetricamente representadas em um gráfico de escalas pequenas.

a) Apenas I e IV são corretas.
b) Apenas II e V são corretas.
c) Apenas I e III são corretas.
d) Apenas II e III são corretas.
e) Apenas IV e V são corretas.

7) UFG) Observe as figuras a seguir.

Disponível em: <http://www.novaterraesoterico.blogspot.com>. Ilustração esquemática, sem escala. Acesso em: 18 set. 2010.
[Adaptada]

Os ângulos de incidência dos raios solares sobre a superfície da Terra, demonstrados nas figuras, apresentam duas situações distintas, que caracterizam os solstícios e os equinócios. Em ambas as figuras, o ponto A representa uma cidade sobre a linha do equador, ao meio-dia. A Figura 2 mostra a incidência do sol três meses após a situação ilustrada na Figura 1. A Figura 1 representa o:

a) equinócio de primavera no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.
b) equinócio de primavera no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A.
c) equinócio de outono no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A.
d) solstício de verão no hemisfério norte, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.
e) solstício de inverno no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.

8) (ENEM-2010) Pensando nas correntes e prestes entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49°49’N, Longitude 23°49’W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota. (KLINK, A. Parati: entre dois polos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 (adaptado).)

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é:

a) a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.

b) o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e os meridianos são círculos  imaginários,horizontais e esquidistantes.


d) a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.

e) a forma de projeção cartográfica, usado para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.

9) (UCS/RS) O globo terrestre é uma forma de representação da Terra. Nele podemos observar as linhas imaginárias, importantes para o estabelecimento das coordenadas geográficas, que são medidas estabelecidas para localizar um ponto na superfície do planeta.

Considerando as coordenadas geográficas, associe os termos listados na Coluna A aos conceitos apresentados na Coluna B.

COLUNA A

(1) latitude
(2) longitude
(3) paralelos
(4) meridianos

COLUNA B

( ) linhas imaginárias verticais que convergem para os pólos
( ) linhas imaginárias cujo plano é perpendicular ao eixo de rotação da Terra
( ) distância, expressa em graus, cujo ponto inicial é Greenwich
( ) medida, em graus, que estabelece as coordenadas ao norte e ao sul

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses da Coluna B, de cima para baixo.

a) 1, 2, 3, 4
b) 1, 2, 4, 3
c) 4, 3, 2, 1
d) 3, 1, 2, 4
e) 3, 2, 1, 4

10) (UFMA) A figura abaixo representa uma rede geografica de uma determinada area da superficie terrestre. Quais as coordenadas geograficas das cidades A e B, respectivamente?


a) 20º 30’ de longitude leste; 2º 00’ de latitude sul e 22º 00’ de longitude leste; 0º 30’ de latitude sul

b) 20º 30’ de latitude oeste; 2º 00’ de longitude sul e 22º 00’ de latitude oeste; 0º 30’ de longitude sul

c) 20º 30’ de longitude leste; 2º 00’ de latitude norte e 22º 00’ de longitude leste; 0º 30’ de latitude norte

d) 20º 30’ de longitude oeste; 2º 00’ de latitude norte e 22º 00’ de longitude oeste; 0º 30’ de latitude norte

e) 20º 30’ de latitude leste; 2º 00’ de longitude norte e 22º 30’ de latitude leste; 0º 30’ de longitude norte


Agora é com vocês!!! Analisem a questões com calma, bastante leitura e respondam-nas. Detalhe: São questões bem atuais, de vestibulares conceituados e que trazem de certa forma os principais pontos abordados diante do tema CARTOGRAFIA.

Até o próximo post, no qual trarei o Gabarito para todos vocês ilustres visitantes do Impactogeo.

Observação: O texto abaixo não está incluído no post ok! Foi um erro de servidor. Abraço a todos!










C
) a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

HÁ 50 ANOS YURI GAGARIN CONQUISTAVA O ESPAÇO

Há 50 anos, Gagarin dizia: A Terra é Azul!

Em 12 de abril de 1961, o mundo ficou estupefato e maravilhado com o que acabara de ouvir. Em plena Guerra Fria (EUA X URSS), a bordo da pequena cápsula Vostok, que mal o acomodava, o major russo Yuri Alekseyevich Gagarin proferiu uma das mais emblemáticas frases do século 20 e tornou-se o primeiro ser humano a atingir o espaço interplanetário.


O voo de Gagarin foi uma revolução em todos os sentidos. O mundo vivia o início da corrida espacial entre os EUA e a União Soviética e todos os tipos de objetos e animais já haviam sido lançados ao espaço. Antes de Gagarin, cães, macacos, sapos e ratos já haviam dado aos cientistas informações suficientes sobre o ambiente espacial, mas a colocação de um homem na órbita da Terra ainda não havia sido tentada.
 
Quando foi lançado, Gagarin tinha apenas 27 anos de idade e no momento em que a cápsula entrou em órbita, foi promovido imediatamente de tenente a major da força-aérea. A cápsula atingiu 320 km de altitude e permaneceu no espaço por 108 minutos, tempo suficiente para completar uma volta ao redor da Terra e marcar o início definitivo da presença do Homem no espaço.

 Yuri Gagarin na cápsula que
    o levou ao espaço


Painel de controle da Nave Vostok 1 


Foguete que lançou Gagarin ao espaço


                                     Cápsula Vostok,
                          após reentrada na Terra


Jornais norte-americanos destacam a conquista soviética


Placa em homenagem a Gagarin, entregue pela NASA aos soviéticos em 1971

Após o feito, Yuri Gagarin se tornou uma celebridade mundial e passou a viajar pelo mundo promovendo a tecnologia espacial soviética. Foi aclamado como herói por reis, rainhas e presidentes e por onde desfilava, a multidão ovacionava. Em sua passagem pelo Brasil, foi condecorado presidente Jânio Quadros que lhe concedeu a Ordem do Cruzeiro do Sul.

Gagarin condecorado
e recebido como herói na URSS

 Gagarin nasceu na Rússia, na cidade de Klushino, em 9 de março de 1934 e morreu em 27 de março de 1968 na cidade de Kirzhach, durante um voo de treinamento. Após sua morte, sua cidade de natal foi rebatizada de "Gagarin" e o centro de treinamentos do Cosmódromo de Baikonur, também leva seu nome.

Gagarin virou um herói soviético após retornar ao planeta que ele reconheceu como “azul”. Foi poupado de outras missões pelo medo de um acidente encerrar a vida de um dos principais ícones soviéticos durante a Guerra Fria.

Ironicamente, o temor se justificou em 28 de maio de 1968, quando em um acidente ainda envolto em mistério, Gagarin morreu durante testes em um avião MiG.

Após a tragédia, uma cratera na Lua e um asteroide foram nomeados em homenagem ao cosmonauta.

Depois de Gagarin, mais de 400 pessoas – de 30 países diferentes – já estiveram no espaço. A maior distância já percorrida por humanos foi pouco maior que 400 mil quilômetros, durante a quase fatal missão Apollo 13, da Nasa.

O Impactogeo está aqui para que você possa interagir ainda com os conhecimentos geográficos aliando-os à História. Acabamos de conhecer um personagem importante para as duas disciplinas, pois seu espetacular feito inaugura a corrida espacial e o desenvolvimento ainda maior do Sensoriamento Remoto, que surgiu com o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik em 1957. Possibilitou o desenvolvimento de tecnologias espaciais ainda maiores para o mundo, tanto que foi muito elogiado pela NASA, concorrente direta dos soviéticos. Além disso mostra um capítulo da História Mundial, que foi o episódio da Guerra Fria, entre EUA e URSS, que culminou com o bipolarismo no mundo.

Conhecimento é assim, sempre conectado... Aproveitem meus ilustres vistantes, pois o blog é de todos vocês... Um abraço e comemoremos sim este marco da Geografia e também da História Mundial... Parabéns GAGARIN, realmente você foi um grande herói!!


Fontes:

- Globonews