PREVISÃO DO TEMPO

Você gostou do Blog?

domingo, 9 de maio de 2010

O RELEVO E SEUS AGENTES MODELADORES

1.CONCEITO:
O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta.
O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes:os agentes internos (ENDÓGENOS) e externos (EXÓGENOS).

- endógenos: vulcanismo e tectonismo;
- exógenos: intemperismo e a antropicidade (o fator humano).

Simplificando, o relevo é o conjunto das formas da crosta terrestre, manifestando-se desde o fundo dos oceanos até as terras emersas, e é resultado da ação de forças endógenas, ou exógenas. Encontramos formas diversas de relevo: montanhas, planaltos, planícies, depressões, cordilheiras, morros, serras, inselbergs, vulcões, vales, escarpas,
abismos, etc.

2. AGENTES MODELADORES DO RELEVO

O relevo terrestre é o resultado da ação da erosão que agiu no decorrer de milhões de anos. Essas forças erosivas são chamadas agentes do relevo. Quando essas forças ou agentes agem de dentro para fora da Terra, são denominados agentes modeladores internos(endogenos), como o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos. Quando ocorrem da atmosfera para a litosfera, isto é, de fora para dentro da superfície, temos os agentes modeladores externos (exógenos) do relevo, como: as chuvas (ação pluviométrica), o gelo (ação glaciar), mares (ação marítimica), rios (ação fluviométrica ou hidrométrica), animais e vegetais (ação biológica)e o próprio homem (ação antrópica) que altera (construindo e/ou reconstruindo) a superfície do planeta.

3. INTEMPERISMO OU METERIORIZAÇÃO

Meteorização ou intemperismo é um conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que atuam sobre as rochas provocando sua desintegração ou decomposição.

A rocha decomposta transforma-se num material chamado manto ou regolito, um resíduo que repousa sobre a rocha matriz, sem ter ainda se transformado em solo.

As rochas podem partir-se sem que se altere sua composição: é a desintegração física ou mecânica. Nos desertos, as variações de temperatura entre os dias e as noites acabam por partir as rochas.

Nas zonas frias, a água que se infiltra na rachadura das rochas pode congelar, se dilatar e partir a rocha, num processo denominado gelivação. O intemperismo químico acontece quando a água, ou as substâncias nela dissolvidas, reage com os componentes das rochas. Nesse processo, as rochas modificam sua estrutura química, sendo mais facilmente erodidas, com o material sendo levado pelos agentes de transporte (vento, chuva,rios).

O oxigênio que existe na água oxida os minerais que contêm ferro e forma sobre as rochas o que costumamos chamar de ferrugem. A ação da água sobre o granito, por exemplo, o converte em quartzo e argilas. Ação das águas das chuvas

Quando as chuvas caem sobre a Terra, suas águas podem seguir três caminhos: evaporar-se, indo para a atmosfera; infiltrar-se no solo para dentro do lençol freático; e escorrer pela superfície da Terra, sob a forma de enxurradas e torrentes. São um dos mais eficazes agentes de erosão.

4. PRINCIPAIS TIPOS DE RELEVO


4.1 PLANÍCIES

Superfícies pouco acidentadas, mais ou menos planas, geralmente situadas a poucos metros do nível do mar, mas que podem ocorrer em altitudes maiores.
Os processos de sedimentação superam os processos de erosão.São áreas de relevo relativamente recentes.

As planícies podem ser classificadas em:

A) COSTEIRAS OU MARINHAS: Próximas aos oceanos

B) CONTINENTAIS
Planície Lacustre - (Próxima a lagos)
Planície de Piemonte - Nas encostas de montanhas
Planície aluvional ou fluvial -(Próxima a rios)

4.2 PLANALTOS:Apresentam superfícies irregulares ou mais ou menos planas. Os processos de erosão predominam e superam os de sedimentação.Situam-se acima de 200 m, podendo ultrapassar os 2 mil metros de altitude. Em suas bordas, aparecem escarpas ou cuestas, comumente chamadas de serras.
EX:Planaltos residuais de Franca - SP / Escarpas – Timor Leste/ Cuestas - Japão

4.3 MONTANHAS: Maiores elevações do relevo terrestre. São constituídas de agrupamentos de morros e vales. Conforme sua formação, podem ser jovens (formadas no Terciário), portanto mais elevadas velhas (constituídas em eras mais antigas), apresentando-se mais rebaixadas.

EX: Monte Everest - Nepal (CHINA) / Montanhas Rochosas - EUA/ Serra do Mar- BRASIL

4.4 DEPRESSÕES: Áreas rebaixadas em relação à regiões circunvizinhas.
Encontradas próximas a planaltos


- DEPRESSÕES RELATIVAS – situam-se abaixo do relevo circundante, mas acima do mar. Apresentam altitudes entre 100 e 500 metros ou mais.

Ex.: Vale do Paraíba do Sul


- DEPRESSÕES ABSOLUTAS – se situam abaixo do nível do mar.
Ex.: Mar Morto

Nenhum comentário:

Postar um comentário