PREVISÃO DO TEMPO

Você gostou do Blog?

domingo, 25 de abril de 2010

EXPLOSÕES NO SOL REGISTRADAS POR SATÉLITE

Nasa divulga gigantesca proeminência na superfície solar

Na quarta-feira, dia 21 de abril, a Nasa divulgou novas imagens do dia do fenômeno que mostram mais de perto a beleza e o gigantismo de uma forte ejeção de massa coronal que atingiu a Terra, provocando fortes tempestades geomagnéticas.


As cenas foram captadas no dia 30 de março de 2010 pelo novo observatório espacial SDO (Solar Dynamics Observatory, ou Observatório de Dinâmica Solar) e segundo a agência americana as imagens têm a mesma qualidade das películas IMAX e permitirão aos cientistas melhorar bastante a previsão das tempestades solares.

A imagem divulgada foi registrada no comprimento de onda do ultravioleta e mostra uma massiva pluma de plasma extremamente denso, que explodiu na superfície do Sol, produzindo uma espécie de elo que segue as linhas do campo magnético da estrela.

Quando essas esteiras de plasma (gás aquecido a altíssimas temperaturas) se destacam contra o fundo escuro do espaço, se tornam vívidas e brilhantes e recebem o nome de proeminências. Quando comparadas ao tamanho e massa do Sol, a proeminência parece pequena e irrelevante, mas essa impressão é apenas relativa. Entre a superfície do Sol e o topo do elo cabem aproximadamente dez planetas Terra.

Imagens: No topo, gigantesco filamento de gás aquecido é formado na superfície do Sol. Entre a superfície da estrela e o topo do elo cabem aproximadamente dez planetas Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário