Mapa de horários mundiais - Time ZoneAs zonas horárias ou fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo. O termo fuso refere-se a uma velha peça de relógio onde a corda enrolava-se. Anteriormente, por volta de 1300 ou já antes, usavam-se o tempo solar aparente, passagem meridiana do sol, de forma que a hora do meio do dia se diferenciava de uma cidade para outra. Os fusos horários corrigiram em parte o problema ao colocar os relógios de cada região no mesmo tempo solar médio.
Definição:
- É definido a partir do Meridiano de Greenwich, que fica em Londres e é considerado o marco inicial da definição de distâncias e horários pelos países do mundo. Sua hora é denominada de GMT (Greenwich Mean Time), havendo a partir dele a divisão em hemisfério ocidental e oriental. Ao total são 24 áreas de fusos no globo terrestre.
- Existem três tipos de horas: Hora legal baseada no GMT; Hora oficial ou local baseada na hora adotada pelo país de acordo com suas necessidades e Hora Solar baseada no movimento aparente do Sol.
- Devido ao "movimento aparente" do Sol, os horários a Leste de GMT serão adiantados e os horários a Oeste de GMT serão atrasados, a exemplo dos fusos brasileiros.
Fusos Brasileiros
- Pela dimensão do território brasileiro, o país possui 3 fusos horários, de acordo com o projeto de lei 11.662/08, do Senador Tião Viana (PT/AC), aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente da República. Esse projeto estabeleceu que o estado do Pará seguirá o fuso horário de Brasília (hora oficial) e que o Acre estará incluído no 3° fuso brasileiro, desaparecendo portanto o 4° fuso antes existente.
- Os fusos brasileiros são, respectivamente:
- Fernando de Noronha e Ilha da Trindade (-2h de GMT - 30°W)
- Litoral do Brasil, Distrito Federal (Brasília) e Estados interiores. (-3h de GMT - 45°W)
- Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre (-4h de GMT - 60°W)
Horário de Verão
- É a alteração do horário de uma região, designado apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local. O procedimento é adotado costumeiramente durante o verão, quando os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol, daí o nome em português, espanhol, alemão e outras línguas.
- O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz muito pouco ou nenhum proveito.
- Críticos do horário de verão alegam que a medida afeta o chamado relógio biológico das pessoas, principalmente das mais velhas, com prejuízos à saúde.
-Curiosidade: Nos estados brasileiros onde não vigora o horário de verão, os impactos que as pessoas sentem são na programação das emissoras de televisão e nas agências bancárias, onde o horário de funcionamento em muitos locais é antecipado em uma hora, para compatibilizar com o horário de Brasília. No entanto, algumas afiliadas ou emissoras próprias das redes de televisões (localizadas no Norte, Noroeste, Nordeste e Oeste), geralmente afiliadas às grandes Redes SBT, Record, Bandeirantes, preferem atrasar a programação nacional em uma hora para garantir a programação local no horário normal. Porém, as atrações classificadas para maiores de 12 e 14 anos, as emissoras são obrigadas a exibir em relação do horário de Brasília, como no caso da Rede Globo entre 2009 a 2010.
Cálculo do Fuso Horário
Procedimentos:
1° - Verificar se as duas localidades estão no mesmo hemisfério ou não. Se os dois lugares estiverem no mesmo hemisfério subtrai-se as longitudes. Estando em hemisférios diferentes, então soma-se as longitudes. O resultado é a distância entre as localidades.
2° - Pegue o resultado e divida por 15°, obtendo a partir dessa divisão a diferença de fusos horários entre os dois pontos. Caso a divisão tenha resto, vc multiplica ele por 4, obtendo os minutos de diferença.
3° - Basta agora verificar o sentido que vc vai seguir. Sendo para Oeste, irá diminuir as horas e para Leste irá aumentar. Caso exista tempo de viagem de um local para o outro, após encontrar o horário ponto de destino vc irá somar com o referido tempo de viagem.
Ex: Qual a hora na cidade A (45°W), quando na cidade B (30°E) são 19:00?
1° - Calcular a diferença entre as longitudes: 45° + 30° = 75°
2° - Encontrar a diferença entre os fusos: 75° : 15° = 5 horas
3° - Calcular a hora do lugar procurado: 19:00 em B, indo em direção a A, a Oeste, haverá a diminuição de 5 horas - (19:00 - 5:00) = 14:00 na cidade A portanto.