PREVISÃO DO TEMPO

Você gostou do Blog?

sexta-feira, 5 de março de 2010

FORMAÇÃO E POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL

    


FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

- Conquista do território brasileiro pelos portugueses através do princípio "uti possidetis" - ocupação efetiva de um território.

- Tratados importantes: Tordesilhas (1494) - divisão das terras conquistadas, ocorrido entre Portugal e Espanha ; Madri (1750) - legalizou a posse de Portugal sobre as terras antes da Espanha.

- Acontecimento históricos que contribuíram para o povoamento do Brasil:
  • Séculos XVI a XVIII: ocupação do litoral com o ciclo da cana-de-açúcar utilizando o sistema de plantation (MEL) - Monocultura; Exportação e Escravidão; Latifúndio. Expansão oficial através das bandeiras, e utilização da pecuária para colonização do sertão nordestino (Piauí, por exemplo).
  • Séculos XVII a XVIII: produção pastoril no Oeste do País e descoberta de jazidas de ouro e diamantes em Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais (período aurífero).
  • Século XIX: Ciclo do café nos estados de SP, RJ, MG e ES. Serviu como forma de urbanização de cidades e para a transição à industrialização. Deu origem às oligarquias cafeeiras no país.


POSIÇÃO GEOGRÁFICA E ASPECTOS FÍSICOS DO BRASIL

- Área: 8.514.876 km² 
- País Continental e Equidistante: ocupa maior parte do continente americano e tem suas distâncias semelhantes - Norte a Sul; Leste a Oeste.
- Extensão territorial no mundo: 5° país mais extenso do mundo
  • 1° - Rússia
  • 2° - Canadá
  • 3° - China
  • 4° - EUA
  • 5° - Brasil
- Localização na América: posição centro-oriental do continente, limitando-se com quase todos os países da América do Sul, exceto CHILE e EQUADOR. Banhado pelo Oceano Atlântico.

- Localização com base nas coordenadas geográficas: localiza-se a oeste de Greenwich, sendo todo seu território ocidental. É cortado ao norte pela Linha do Equador, apresentando seu território distribuído da seguninte forma: 7% no hemisfério Norte ou Setentrional, e 93% no hemisfério Sul ou Meridional. Ao Sul é cortado pelo Trópico de Capricórnio (linha pasando pela cidade de São Paulo) deixando 92% do território na zona intertropical, entre os Trópicos de Capricórnio e Câncer.  Os 8% que restam ficam ao Sul, na zona Temperada do Sul, entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.




Um comentário: