PREVISÃO DO TEMPO

Você gostou do Blog?

sábado, 19 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 - ENFIM, A NATUREZA!!!

            Olá caros amigos e ilustres visitantes do Impactogeo, espero que estejam gostando das postagens atuais e que continuem mergulhando nesse mundo extraordinário da Geografia, pois a maior riqueza do homem sempre será o poder do conhecimento. Jamais poderão tirar essa riqueza de vocês, isso eu garanto!
           Enfim, o post desse sábado (19/03) vem expor a todos o importante tema da Campanha da Fraternidade de 2011 , que traz a Natureza como ponto principal de discussão: "A Fraternidade e a vida no Planeta." Demorou, mas chegou o momento da Igreja realmente discutir  novamente um tema de suma importância para a sobrevivência do seres nesse planeta. Futuras gerações podem sofrer muito com os desmandos e descasos que ocorrem com o Meio Ambiente.



           Na quarta-feira, 9, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade 2011 (CF), que tem por tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).
            Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964.
          A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da Campanha. A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da CF.
          Com 124 páginas e dividido em quatro partes, o texto-base, carro-chefe da CF, apresenta o conteúdo a ser discutido ao longo da Campanha. Na primeira, faz uma análise da realidade procurando estabelecer as causas do aquecimento global e das mudanças climáticas.
           Toca na relação que há entre o aquecimento global e as atividades humanas; questiona o modelo energético do País; denuncia o desmatamento e as queimadas, responsáveis por 50% da emissão de gases de efeito estufa no Brasil; interpela o agronegócio e o atual modelo de desenvolvimento. A Campanha vai alertar, ainda, para a ameaça à biodiversidade e para o risco da escassez de água no planeta.
          A segunda parte do texto-base busca na Bíblia, na teologia e na palavra da Igreja a fundamentação do tema e do lema da CF. Já na terceira parte, aponta diversas atitudes que podem ser tomadas por pessoas, comunidades, governo, empresas e instituições, com o objetivo de preservar a vida no planeta Terra.

MOTIVAÇÃO
             Para o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, a Igreja é motivada pela fé quando discute temas como o proposto pela CF deste ano. “A fé nos torna específicos numa discussão como essa.
            A nossa fundamentação é teológica e se baseia no próprio projeto de Deus para com a criação e para com o ser humano”, explica dom Dimas. “A ecologia humana é um tema fundamental trazido pelo papa João Paulo 2º e, depois, por Bento 16. De acordo com o papa, o centro do universo está na pessoa humana e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente as pessoas mais vulneráveis, os mais pobres”, acrescenta.
            Esta não é a primeira vez que a CF aborda o tema meio ambiente. Em 1979, a Campanha discutiu o tema “Preserve o que é de todos”; em 2004, “Fraternidade e Água – Água, fonte de vida”; e, em 2007, a Amazônia foi lembrada: “Fraternidade e Amazônia – vida e missão neste chão”.

Um comentário: