PREVISÃO DO TEMPO

Você gostou do Blog?

quinta-feira, 21 de abril de 2011

DIVIRTA-SE

O GRANDE DESAFIO
DIREÇÃO: Denzel Washington   ANO: 2007



Aprender a pesquisar um tema, desenvolver sua capacidade de analisar uma questão, argumentar e expressar-se verbalmente para debates em equipe entre faculdades. A cada competição, um júri escolherá a equipe vencedor a. Puxa, um desafio e tanto!

Principalmente porque a faculdade é exclusivamente para estudantes negros e nunca havia formado uma equipe de debates para competir, de igual para igual, com universitários brancos de universidades consagradas dos Estados Unidos como Yale ou Harvard.

E é isso que o novo professor Melvin Tolson propõe aos alunos da Faculdade Wiley, numa cidade rural do Texas, em 1935. Nessa época, os debates universitários são institucionalizados e bastante concorridos. Tolson é voluntarioso, altivo e progressista, características que o levam a confrotar-se com pessoas de referência na comunidade.


Melvin Tolson

Melvin Tolson - Denzel Washington

O professor educa alunos receosos e inseguros, além de tentar reavivar neles o ânimo, o brio e a coragem. Para isso, ensina-lhes o sentido racista de palavras como "denegrir" e "linchamento" e, ao mesmo tempo, é rígido em disciplina.



A equipe de Waley se sai bem e passa a receber sucessivos convites para debates sobre temas controversos. Por exemplo: o seguro-desemprego é uma política de assistência social válida? ou, é apenas uma esmola do governo, um tapa-buraco eleitoreiro custeado com os impostos do cidadão, uma medida que pretende ocultar o desemprego? É justo e moralmente aceitável que as pessoas deflagrem um movimento pacífico de desobediência civil a uma lei que elas considerem injusta, mesmo que essa lei tenha sido aprovada por uma câmara de vereadores ou pelo Congresso Nacional?

É interessante relembrar que as políticas racistas nos Estados Unidos eram adotadas pelos governos dos estados, que têm maior autonomia em relação ao governo federal do que no Brasil. Elas vigoraram até décadas atrás, e o movimento político que definitivamente iria derrotá-las foi liderado pelo pastor Martin Luther King Júnior, na década de 1960.

Assim, é relevante notar a importância de que existisse uma faculdade só para negros já em 1935. O filme também ajuda a entender outro aspecto. Na clandestinidade, Tolson estava organizando os agricultores meeiros, brancos e negros, em um sindicato, para que se defendam da superexploração dos proprietários.

Além de dirigir o filme, Denzel Washington atua como o professor Tolson e contracena com o ator Forest Whitaker. Como sempre, seus filmes trazem mensagens que ficam marcadas no subconsciente de quem os assiste, ainda mais sendo essa bela narrativa do filme baseada em fatos reais. 


Belíssimo filme para curtir nessa semana santa... Uma lição de perseverança e liderança diante de uma sociedade altamente racista nos Estados Unidos.

Abraço a todos e até o próximo post com outras novidades do Impactogeo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário