PREVISÃO DO TEMPO

Você gostou do Blog?

sexta-feira, 29 de abril de 2011

MOVIMENTOS DA TERRA

Você já notou que, ao longo do ano, sempre na mesma hora, em um mesmo lugar, por exemplo, às 19:00, pode haver iluminação natural ou não? Que o tamanho de sua sombra às 12:00 aumenta ou diminui ao longo do ano? Que o ângulo que o Sol faz sobre o seu quarto também se altera com o decorrer do ano?

Por que esses fatos ocorrem? Bem queridos e ilustres visitantes do Impactogeo, tais fatos tem uma explicação que muitas vezes você percebe, mas não sabe como funciona, que são os movimentos realizados pela Terra.

Em nosso estudo específico, iremos destacar apenas aqueles que têm influência direta em nosso cotidiano ok! Venha comigo nessa grandiosa viagem rumo ao conhecimento geográfico.


Rotação

É o movimento realizado pela Terra ao redor de seu eixo-polar, na direção (preste bem atenção nisso!) Oeste-Leste, levando precisamente 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos para ser completado, e que, arrendondamos para 24 horas.


Movimento de Rotação


Dinâmica da Rotação

Além de determinar a sucessão dos dias e das noites e dos fusos horários, esse movimento também influencia o mecanismo de circulação atmosférica, na dinâmica das correntes marinhas, no achatamento dos polos e na dilatação equatorial terrestre.

Caso não existisse o movimento de rotação, nosso planeta teria uma outra dinâmica climática, fato que iria reduzir drasticamente as nossas possibilidades de vida como conhecemos hoje. Não teríamos os dias e as noites, e um lado da Terra, exposto ao Sol, ficariam com temperaturas muito elevadas, e o outro, com temperaturas muito baixas.


Da Terra, temos a impressão de que o Sol "aparece" todos os dias em lugares próximos ao Leste e "desaparece" em locais próximos ao Oeste de onde estamos. Essa impressão está relacionada ao "movimento aparente do Sol", que surge a partir do movimento de Rotação da Terra.

Na realidade é a Terra que está executando seu movimento de rotação, girando de Oeste para Leste (lembra que pedi atenção a você!), dando-nos a impressão de que é o Sol que está se movendo ao redor dela.


Movimento aparente do Sol





Translação

É o movimento executado pela Terra em torno do Sol. A trajetória desse movimento é elíptica, com o Sol em um dos focos da elipse.

Movimento de Translação


Estações do ano


Seu período de movimento é de 365 dias, 5 horas e 48 minutos, determinando a duração de nosso ano. Nossos calendários, no entanto marcam o ano com 365 dias, sendo que a diferença entre o tempo de translação e o do nosso calendário é eliminada a cada quatro anos, nos chamados anos bissextos, em que o ano, com a inclusão do dia 29 de Fevereiro, passa a ter 366 dias (observe que no número 366 aparece o número 6 duas vezes, sendo daí o BIssexto).

Entenda agora quais são as principais consequências do movimento de translação, sendo elas as estações do ano e a ocorrência dos Solstícios e dos Equinócios, além do afélio e periélio.

Importante salientar que esses fenômenos não são somente consequências da translação, mas também da inclinação apresentada pelo eixo de rotação da Terra em relação ao plano da eclíptica de sua órbita.

Inclinação do eixo de rotação terrestre

A dinâmica desses movimentos determinará em certas épocas do ano uma desigualdade em termos de incidência da luz solar no nosso planeta e um pequeno período de igualdade dessa incidência.

Os dias em que a Terra recebe igualmente luz e calor nos dois hemisférios são denominados Equinócios, cuja palavra tem origem no latim "equi", que significa noites e dias iguais. Isso ocorre nos dias 21 de março, marcando o início do Outono no hemisfério sul e da Primavera no hemisfério norte, e 23 de setembro, quando se invertem as estações em ambos os hemisférios. Nessas datas, o Sol encontra-se perpendicular (90°), ao meio-dia, sobre a linha do Equador. Os dias e noites duram exatamente 12 horas cada um, pois os dois hemisférios recebem a mesma insolação.




Equinócios


 A partir de 21 de março ocorre, devido à inclinação do eixo de rotação da Terra, uma desigualdade de luz e calor nos dois hemisférios, causando uma diferença na duração dos dias e das noites, sendo denominada de Solstícios.

No Hemisfério Sul, os dias se tornam mais curtos e as noites mais longas, chamado de Solstício de Inverno, até o ponto máximo de declinação do eixo de rotação, que corresponde a 21 de junho, data na qual se tem a maior diferença de duração entre dias e noites. Já no Hemisfério Norte, o dia se torna mais longo e a noite mais curta, determinando o Solstício de Verão.

Translação e Estações do Ano


Solstícios e Equinócios




De junho em diante, a Terra começa um "processo de correção" desse extremo de declive, em que o dia vai diminuindo e a noite aumentando no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul teremos dias mais longos e noites mais curtas. Em 23 de setembro, ocorre outro Equinócio (primavera e outono), vindo, após essa data, a maior incidência de raios solares para o Hemisfério Sul - Solstício de Verão -  e menor incidência no Hemisfério Norte - Solstício de Inverno. Isso ocorre no dia 21 de dezembro.


Solstícios 
desigualdades de luz e calor nos hemisférios


Solstício de Verão no Norte e de Inverno no Sul
Junho


Solstício de Verão no Sul e de Inverno no Norte 
Dezembro


Importante mencionar que  quando ocorre o Solstício, o Sol atinge o zênite, isso é, o ponto situado na esfera celeste na vertical acima de um observador. Quando ocorre tal fenômeno, sempre entre os trópicos, os raios solares atingem perpendicularmente a superfície terrestre: em junho o Zênite está no Trópico de Câncer e, em dezembro, no Trópico de Capricórnio.


Zênite



O movimento de Translação da Terra também e responsável pela formação do Afélio e do Periélio terrestre.

Afélio e Periélio

O Afélio da Terra, ponto da órbita mais afastado em relação ao Sol, ocorre no dia 21 de junho de cada ano, tendo aproximadamente 152,1 milhões de quilômetros. Já o Periélio terrestre, ponto da órbita mais próximo do Sol, com 147 milhões de quilômetros, ocorre próximo do dia 1° de janeiro. Quanto às velocidades de translação, no afélio a Terra tem sua velocidade diminuída, enquanto no periélio teremos a maior velocidade de toda órbita.

A Geografia é tão magnifíca que ao mesmo tempo que estudamos o nosso planeta Terra e seus movimentos, estudamos também a Física. Você deve ter questionado: "como saber a distância de Afélio e Periélio?". Simples, todos sabemos que na Física destacou-se Johannes Kepler, astrônomo, matemático e astrólogo, que desenvolveu as três leis da mecânica celeste, conhecidas como Leis de Kepler. Daí surgiram os cálculos do afélio e do periélio, além dos cálculos da velocidade de cada um dos pontos da órbita terrestre.




Importante salientar a relação existente entre os movimentos de rotação e translação e a dinâmica climática da Terra, sobretudo no que diz respeito à insolação e à determinação das zonas térmicas (Observe as imagens abaixo).

Zonas Climáticas da Terra



Zonas climática e climas

Espero ter despertado ainda mais curiosidades em todos vocês e claro, ter conseguido repassar o conhecimento acerca do tema, que influencia em muitos momentos de nossas vidas... Vocês perceberão que esse tema que acabamos de estudar vai ser necessário em outros posteriores ok... Por isso bastante atenção!!!

Por hoje é só, mas logo mais em outro post trarei questões referentes a este tema, bastante cobrado em exames vestibularese concursos...

Desde já, desejo a todos um excelente final de semana, pois hoje é sexta-feira, dia de descanso para muitos depois de uma semana recheada de muito trabalho...

Abraço do prof. Joka a todos e até o nosso próximo encontro aqui no Impactogeo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário