PREVISÃO DO TEMPO

Você gostou do Blog?

segunda-feira, 11 de abril de 2011

HÁ 50 ANOS YURI GAGARIN CONQUISTAVA O ESPAÇO

Há 50 anos, Gagarin dizia: A Terra é Azul!

Em 12 de abril de 1961, o mundo ficou estupefato e maravilhado com o que acabara de ouvir. Em plena Guerra Fria (EUA X URSS), a bordo da pequena cápsula Vostok, que mal o acomodava, o major russo Yuri Alekseyevich Gagarin proferiu uma das mais emblemáticas frases do século 20 e tornou-se o primeiro ser humano a atingir o espaço interplanetário.


O voo de Gagarin foi uma revolução em todos os sentidos. O mundo vivia o início da corrida espacial entre os EUA e a União Soviética e todos os tipos de objetos e animais já haviam sido lançados ao espaço. Antes de Gagarin, cães, macacos, sapos e ratos já haviam dado aos cientistas informações suficientes sobre o ambiente espacial, mas a colocação de um homem na órbita da Terra ainda não havia sido tentada.
 
Quando foi lançado, Gagarin tinha apenas 27 anos de idade e no momento em que a cápsula entrou em órbita, foi promovido imediatamente de tenente a major da força-aérea. A cápsula atingiu 320 km de altitude e permaneceu no espaço por 108 minutos, tempo suficiente para completar uma volta ao redor da Terra e marcar o início definitivo da presença do Homem no espaço.

 Yuri Gagarin na cápsula que
    o levou ao espaço


Painel de controle da Nave Vostok 1 


Foguete que lançou Gagarin ao espaço


                                     Cápsula Vostok,
                          após reentrada na Terra


Jornais norte-americanos destacam a conquista soviética


Placa em homenagem a Gagarin, entregue pela NASA aos soviéticos em 1971

Após o feito, Yuri Gagarin se tornou uma celebridade mundial e passou a viajar pelo mundo promovendo a tecnologia espacial soviética. Foi aclamado como herói por reis, rainhas e presidentes e por onde desfilava, a multidão ovacionava. Em sua passagem pelo Brasil, foi condecorado presidente Jânio Quadros que lhe concedeu a Ordem do Cruzeiro do Sul.

Gagarin condecorado
e recebido como herói na URSS

 Gagarin nasceu na Rússia, na cidade de Klushino, em 9 de março de 1934 e morreu em 27 de março de 1968 na cidade de Kirzhach, durante um voo de treinamento. Após sua morte, sua cidade de natal foi rebatizada de "Gagarin" e o centro de treinamentos do Cosmódromo de Baikonur, também leva seu nome.

Gagarin virou um herói soviético após retornar ao planeta que ele reconheceu como “azul”. Foi poupado de outras missões pelo medo de um acidente encerrar a vida de um dos principais ícones soviéticos durante a Guerra Fria.

Ironicamente, o temor se justificou em 28 de maio de 1968, quando em um acidente ainda envolto em mistério, Gagarin morreu durante testes em um avião MiG.

Após a tragédia, uma cratera na Lua e um asteroide foram nomeados em homenagem ao cosmonauta.

Depois de Gagarin, mais de 400 pessoas – de 30 países diferentes – já estiveram no espaço. A maior distância já percorrida por humanos foi pouco maior que 400 mil quilômetros, durante a quase fatal missão Apollo 13, da Nasa.

O Impactogeo está aqui para que você possa interagir ainda com os conhecimentos geográficos aliando-os à História. Acabamos de conhecer um personagem importante para as duas disciplinas, pois seu espetacular feito inaugura a corrida espacial e o desenvolvimento ainda maior do Sensoriamento Remoto, que surgiu com o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik em 1957. Possibilitou o desenvolvimento de tecnologias espaciais ainda maiores para o mundo, tanto que foi muito elogiado pela NASA, concorrente direta dos soviéticos. Além disso mostra um capítulo da História Mundial, que foi o episódio da Guerra Fria, entre EUA e URSS, que culminou com o bipolarismo no mundo.

Conhecimento é assim, sempre conectado... Aproveitem meus ilustres vistantes, pois o blog é de todos vocês... Um abraço e comemoremos sim este marco da Geografia e também da História Mundial... Parabéns GAGARIN, realmente você foi um grande herói!!


Fontes:

- Globonews



Um comentário:

  1. Boa Reportagem, Joka...
    Esse Gagarin... queria ter estado
    no lugar dele! :/
    Massa demais ! : )
    Abraço, professor!

    ResponderExcluir