PREVISÃO DO TEMPO

Você gostou do Blog?

sábado, 23 de abril de 2011

ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA

Datação e classificação

O conhecimento do processo de desintegração radioativa dos elementos permitiu a datação das rochas. Para os tempos geológicos remotos, usa-se comumente o estudo da desintegração do isótopo de urânio de número atômico 238; para o tempos recentes (os últimos trinta mil anos), utiliza-se o isótopo de carbono de número atômico 14, conhecido como carbono-14, que ocorre em todo material de origem orgânica.

Tais métodos geraram uma radical revisão das noções sobre a escala geológica de tempo. Atualmente, aceita-se que a Terra, assim como o Sistema Solar, tenha cerca de 4,6 bilhões de anos. Analisados pelos métodos modernos de datação, os registros fósseis inspiraram uma classificação da história geológica do planeta, que a divide em ERAS, PERÍODOS e ÉPOCAS.





Estrutura interna da Terra

O modelo teórico predominante aceito sobre a origem da Terra, segundo o qual o planeta teria se formado pela agregação de poeira cósmica, aquecendo-se, depois, por meio de violentas reações químicas. Essa teoria da origem por agregação também se aplica à origem de Mercúrio, Vênus e Marte.

De acordo com esse modelo adotado, a estrutura interna da Terra é composta de três camadas dispostas de forma concêntrica: a crosta (superior e inferior), o manto e o núcleo (exterior e interior).

Ao estudarem as propagações das ondas sísmicas geradas pelos terremotos, como o que gerou a Tsunami que devastou o Japão, através dos sismógrafos, os pesquisadores observaram que até chegar à superfície, as ondas sofriam enormes variações, provando que o planeta possui estrutura interna heterogênea, ou seja, suas camadas apresentam densidades e temperaturas distintas.








Entre uma camada e outra registram-se bruscas alterações da velocidade de propagação das ondas, que assinalam a existência de descontinuidades.





A descontinuidade de Mohorovicic, localizada a profundidades que variam entre 30 e 70 Km, separa a crosta do manto. A descontinuidade de Wiechert-Gutemberg, a cerca de 2 900 km de profundidade, separa o manto do núcleo.  

O núcleo, distante milhares de quilômetros de qualquer possibilidade de observação, é a camada menos conhecida de nosso planeta, embora se saiba que é constituído de níquel e ferro. Acredita-se que o núcleo interno apresente temperatura similar à da superfície do Sol e que se encontre em estado sólido, devido às pressões imensas a que está submetido. O núcleo externo é líquido e o movimento de seus materiais é responsável pela formação do campo magnético da Terra.

O manto - ou artenosfera - é constituído por magma, material incandescente em estado pastoso, cujo movimento forma células de convecção, que geram atrito permanente entre a crosta. A pressão exercida pelo magma é responsável por pertubações geológicas na crosta, tais como terremotos e vulcanismo.

A camada inferior da crosta apresenta constituição formada por basalto, com predomínio dos elementos silício e magnésio (SIMA). Sob os oceanos, não há crosta superior, e a crosta inferior exibe profundidade de apenas 6 Km, por isso, as ilhas oceânicas são predominantemente basálticas. Já na camada superior da crosta, com espessura de 30 a 50 Km, predominam o silício e o alumínio (SIAL).

A crosta - ou litosfera - é uma camada descontínua formada por Placas Tectônicas delgadas e rígidas que flutuam sobre o magma. A dinâmica que ocorre entre o manto e a crosta recebe o nome de Tectonismo, sendo responsável pela atividade geológica incessante da superfície terrestre.


Placas Tectônicas



Placas e suas direções


Movimentos Tectônicos


O tema que acabamos de estudar nesse post sobre Geologia é muito importante para que possamos entender os vários acontecimentos que vêm ocorrendo no mundo, relacionados a terremotos, tsnumanis, surgimento de novos oceanos e ilhas....

Mostra mais uma vez que a Geografia interage com você todo dia, explicando os fenômenos que ocorrem e de certa forma, mostrando ao homem a maneira correta para se prevenir.

No próximo post trarei algumas questões referentes ao tema ok! Um abraço do prof. Joka para todos vocês!



Um comentário: